Rede de Comerciantes Protegidos

Rede faz parte das etapas do Projeto Shopping a Céu Aberto: Ubá de Cara Nova


A chamada REDE DE COMERCIANTES PROTEGIDOS foi oficialmente apresentada para os comerciantes do Calçadão da São José, em 04 de junho de 2013, na sede da ACIUBÁ – Associação Comercial e Industrial de Ubá. A Rede teve um policiamento exclusivo para o centro comercial. Um número de celular, particular, foi entregue aos comerciantes para o contato direto com o Sargento responsável. O serviço é gratuito e refere-se à etapa Segurança do Projeto “Shopping a Céu Aberto: Ubá de Cara Nova!”

 

O objetivo da REDE é desmotivar o assaltante, criando ações que o iniba e o afaste do local. Foi apresentado na reunião sobre a rede algumas dessas ações.  A expectativa é reduzir o índice de criminalidade e tornar o centro comercial em um local mais seguro. “O consumidor deixa de comprar por causa da sensação de insegurança, consequentemente, se afasta o cliente e se atrai o cidadão infrator”, comenta o Tenente Paro. Esse serviço de segurança pública começou em Belo Horizonte, há oito anos, e já alcançou vários resultados. Espera-se que o Calçadão seja uma vitrine para que essa Rede se amplie por toda a cidade.

 

Em Ubá, a Rede de Comerciantes Protegidos teve seu início na quarta-feira, 05 de Junho de 2013. É importante destacar que essa é mais uma etapa do Projeto “Shopping a Céu Aberto: Ubá de Cara Nova!”. Patrícia Costa Faraj, gerente executiva da ADUBAR – Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região, é otimista em relação a Rede e afirma: “Aos poucos, estamos modificando pontos cruciais para o desenvolvimento da nossa cidade”.