Projeto Escola Cidadã - Alunos passam por teste de acuidade

Projeto Escola Cidadã - Alunos passam por teste de acuidade visual


Alunos da Escola Municipal Professora Rosalina Brandão foram submetidos, no dia 15 de setembro, a um  teste de acuidade visual.  Esta foi a segunda ação de saúde do Projeto Escola Cidadã realizada na escola.

Ao todo, 38 alunos foram atendidos pela psicóloga Patrícia Colli e pela enfermeira Roberta Duarte. Quatro foram diagnosticados com alterações na visão e foi detectado um caso de aluno diabético. Todos os alunos com alterações visuais serão encaminhados pela Secretaria de Saúde à consulta especializada.

Para Lisandra Magalhãesdiretora da Escola, essa ação é de grande importância“Até a idade escolar as dificuldades visuais da criança podem passar despercebida pela família por desconhecimento e/ou ausência de queixas, por isso identificar esses problemas na escola é de muito importante, afirmou.

“ A identificação e o acompanhamento das alterações da saúde visual das crianças devem ser compartilhado por profissionais da saúde e da educação, tendo em vista que os educandos necessitam, não apenas de um projeto terapêutico para atendimento na rede de saúde, mas também de apoio pedagógico para minimizar os efeitos do problema de visão na execução de atividades escolares”, destacou Dulcinea Thinassi Perini, Secretária Municipal de Saúde.

Teste de Acuidade Visual

O teste de acuidade visual é realizado através do Teste de Snellen. Tal exame, em caráter de triagem, visa diagnosticar a necessidade de encaminhar a criança a um profissional da área oftalmológica.

“O exame de acuidade visual tem como foco identificar, de forma precoce, os agravos à saúde ocular das crianças”, explicou a psicóloga Patrícia Colli.

Escola Cidadã

O Projeto Escola Cidadã, implementado na Escola Municipal Professora Rosalina Brandão, no Córrego Alegre, é uma ação da Prefeitura de Ubá, através das Secretarias de Educação e Saúde, em parceria com a Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região (ADUBAR), a Unimed Ubá e o Sebrae.

O projeto visa o desenvolvimento integral e cidadão das crianças, através de ações esportivas, de cultura, lazer, saúde e de empreendedorismo e o trabalho social com as famílias, a fim de aproximá-las da comunidade escolar e contribuir para redução da incidência de riscos e vulnerabilidades sociais que as afetam.