Projeto Escola Cidadã

Escola Cidadã - Saúde, Educação e Esporte pela Cidadania


O Projeto Escola Cidadã, implementado na Escola Municipal Rosalina Brandão, segue em atividade de acordo com um cronograma de ações que estão sendo realizadas para os alunos e também suas famílias, buscando promover a saúde integral, proporcionando um ambiente favorável ao desenvolvimento estudantil, além do envolvimento da comunidade com a escola.

Desde o dia 05 de setembro, foram realizadas ações de regularização dos cartões de vacinas dos alunos, testes de acuidade visual, palestras aos pais e aos estudantes, marcação de exames e assistência de saúde bucal, além do desenvolvimento de atividades esportivas, diariamente.

Saúde Integral na Escola

A regularização dos cartões de vacina das crianças, foi realizada em 14 de setembro, como parte da campanha de Multivacinação promovida pelo munícipio. Duas enfermeiras e uma técnica em enfermagem, analisaram os cartões de vacinas e nos casos necessários (6 alunos estavam com vacinação atrasada), completaram o esquema vacinal e já pré-agendaram as próximas vacinas.

Nos testes de acuidade visual, foram atendidos 38 alunos, dos quais 5 apresentaram alterações na visão. Através da Secretaria de Saúde, os alunos que necessitavam de atenção especializada foram atendidos pelo médico no dia 13 de outubro.

No dia 26 de setembro, foram oferecidas palestras direcionadas ao pais, em que as Psicólogas Aliny Azevedo Quírico e Siomara de Araújo Biscotto, falaram sobre o impacto das relações familiares no desenvolvimento cognitivo dos alunos. A Assistente Social Marilene Bento Gonzaga destacou que o acompanhamento da vida escolar da criança pelos pais é importante para o êxito das atividades propostas pela escola. Já a Nutricionista Camila de Melo Marques trouxe a questão da conscientização das famílias quanto a alimentação, orientando sobre o consumo de guloseimas e outros alimentos (biscoitinho amarelo, pão com margarina e refrigerante/suco caixinha) que podem prejudicar a continuidade da alimentação saudável em casa.

Com foco nos alunos, no dia 03 de outubro, as Psicólogas Aliny Azevedo e Siomara de Araújo e a Assistente Social Marilene Bento reuniram todas as crianças e realizaram uma atividade para observar as rotinas e como elas reagem as regras.

Para a diretora da Escola Municipal Rosalina Brandão, Lizandra Magalhães: “os resultados das ações do Projeto Escola Cidadã são visíveis, tanto no auxílio que os pais recebem nas questões de saúde quanto no processo de conscientização dos alunos em aprender sobre compromisso, respeito e limites.”

Como parte da campanha Outubro Rosa, uma palestra sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero foi ministrada à mães, irmãs e mulheres da comunidade. Durante a ação, foram agendados 12 exames preventivos, o “Papanicolau”, através do sistema de saúde do município.

Na última quinta-feira (26), 48 crianças foram atendidas pela equipe de saúde bucal, em que a Dentista Sínthia Senra Nascimento e a Auxiliar Maria José Firmiano de Paula avaliaram os alunos. Cerca de 90% das crianças apresentaram problemas como cáries. A Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar vagas de atendimento a esses alunos para realização dos procedimentos dentários necessários.

Cidadania através do esporte

A Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região (ADUBAR), parceira na elaboração e execução do projeto, é responsável pelas ações esportivas na escola, através de contratação de instrutor e aquisição de equipamentos.

Durante o período da tarde, de segunda a quinta-feira e na sexta-feira pela manhã, os alunos tem um momento de atividades práticas e teóricas para aprender noções básicas sobre os esportes: basquete, handebol, futebol e vôlei.

Escola Cidadã

O projeto é uma ação da Prefeitura de Ubá, através das Secretarias de Educação e Saúde, em parceria com a ADUBAR, a Unimed e o Sebrae, implementado na Escola Municipal Professora Rosalina Brandão, no Córrego Alegre, zona rural do município, no dia 05 de setembro.

O Escola Cidadã visa o desenvolvimento integral e cidadão das crianças, através de ações esportivas, de cultura, lazer, saúde e de empreendedorismo e o trabalho social com as famílias, a fim de aproximá-las da comunidade escolar e contribuir para redução da incidência de riscos e vulnerabilidades sociais que as afetam.

 

 

 

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Ubá